quarta-feira, 29 de junho de 2011

UBUNTU - lição de vida...


A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu.
Ela  contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando  terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva.
Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele  chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas   as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.
O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.
Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós  poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?" 
Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda  não havia compreendido, de verdade,a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"
Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos...

UBUNTU PARA VOCÊ!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Inverno no Brasil/Winter in Brasil

 Ipê Roxo (purple)


 Ipês Rosas (pink)



 Ipês Amarelos (yellow)

Ipê Branco (white)
 Ipê Vermelho (red)
Inverno no Brasil... Amo essa época não pelo ar seco, é lógico, mas pela luz intensa iluminando essas árvores tão queridas em nosso país, pelo céu azulão, pelas temperaturas amenas, pela falta de suor na pele, pela elegância no modo de vestir, por dormir com edredom, por poder tomar um vinhozinho de vez em quando... Essas árvores são as nossas Maple Trees, sabem aquelas que ficam douradas vermelhas e amarelas no hemisfério norte?
Isso é que é inverno!!!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Um relacionamento verdadeiro (adaptado de Oprah Winfrey)

Se um homem quer você, nada pode mantê-lo longe. Se ele não te quer, nada pode fazê-lo ficar. Pare de dar desculpas (de arranjar justificativas) para um homem e seu comportamento.

Permita que sua intuição (ou espírito) te proteja das mágoas. Pare de tentar se modificar para uma relação que não tem que acontecer.

Nunca dedique sua vida a um homem antes que você encontre o que realmente te faz feliz.

Se uma relação terminar porque o homem não te tratou como você merecia, "dane-se", mande pro inferno, "esqueça!", vocês não podem "ser amigos". Um amigo não destrataria outro amigo. Não conserte.

Se você sente que ele está te enrolando, provavelmente é porque ele está mesmo.
Não continue (a relação) porque você acha que "ela vai melhorar"... Você vai se chatear daqui um ano por continuar a relação quando as coisas ainda não estiverem melhores.

Evite homens que têm um monte de filhos, com várias mulheres diferentes. Ele não casou com elas quando elas ficaram grávidas, então, porque ele te trataria diferente?

Coloque limites no modo como um homem te trata. Se algo te irritar, faça um escândalo.

Você não pode mudar o comportamento de um homem. A mudança vem de dentro. Não o torne um semi-Deus. Ele é um homem, nada além ou aquém disso.

Nunca deixe um homem definir quem você é.

Nunca pegue o homem de alguém emprestado. Se ele traiu alguém com você, ele te trairá. Um homem vai te tratar do jeito que você permita que ele te trate.

Você não deve ser a única a fazer tudo. Compromisso é uma via de mão dupla.

Você precisa de tempo para se cuidar entre as relações. Não há nada tão precioso quanto viajar. Veja as suas questões antes de um novo relacionamento.

Você nunca deve olhar para alguém sentindo que a pessoa irá te completar. Uma relação consiste de dois indivíduos completos. Procure alguém que irá te complementar... Não suplementar. Namorar é bacana, mesmo se ele não for o esperado Sr. Correto.

Faça-o sentir falta de você algumas vezes... Quando um homem sempre sabe que você está lá, e que você está sempre disponível para ele - ele se acha... (meu pai sempre disse isso!)

Nunca se mude para a casa da mãe dele. Nunca seja cúmplice de um homem. Não se comprometa completamente com um homem que não te dá tudo o que você precisa.

Compartilhe isso com outras mulheres e homens (de modo que eles saibam), você fará alguém sorrir, outros repensarem sobre as escolhas, e outras mulheres se prepararem.
Dizem que se gasta um minuto para encontrar alguém especial, uma hora para apreciar esse alguém, um dia para amá-lo e uma vida inteira para esquecê-lo.

O medo de ficar sozinha faz que várias mulheres permaneçam em relações que são abusivas e lesivas. 

Faça a escolha certa.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Paciência

Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados... Muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara. Por muito pouco a madame solta palavrões e berros. E o bem comportado executivo? O "cavalheiro" se transforma numa "besta selvagem" no trânsito que ele mesmo ajuda a tumultuar... Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a esposa virou uma chata, o marido uma "mala sem alça". A paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência dos calmantes está cada vez mais em alta. Qual é a finalidade de sua vida? Onde você quer chegar? Está correndo tanto para quê? Por quem? Seu coração vai agüentar? Se você morrer hoje de infarto o mundo vai parar? A empresa que você trabalha vai acabar? As pessoas que você ama vão parar? Será que você conseguiu ler até aqui? Respire... Acalme-se... O mundo está apenas na sua primeira volta e, com certeza, no final do dia vai completar o seu giro ao redor do sol, com ou sem a sua paciência... 

Texto de Arnaldo Jabor

Hoje, no Mais Você, Ana Maria leu essa mensagem e achei muito boa. O que está faltando para todos nós atualmente é isso: paciência, respeito, dar tempo ao tempo, respirar, enfim, sermos seres mais normais e não acelerados...Pensem nisso profundamente e mudem...

Eu já tive ódio dos homens, de vez em quando ainda tenho. Mas...tive um filho homem...daí em diante eu comecei a entender como eles funciona...